quinta-feira, 14 de abril de 2011

ORGULHO DESSA MULHER!!!

Como muitas mulheres da última geração, Beth abandonou seus estudos e o trabalho após o casamento (1979) com Arpuim para se dedicar integralmente à família recém formada.

O marido trabalhava como geólogo para promover o sustento da casa e “Betinha”, como é conhecida por todos à sua volta, focou na educação dos três filhos que tiveram. Além de todo o zelo na criação, fiscalizava de perto o aprendizado deles.

Seus filhos foram privilegiados com um acompanhamento especial e amoroso. Além de uma criação invejável, ela atuava para eles também como professora particular exclusiva.

Entretanto, Betinha camuflara dentro de si o sonho e a vontade inesgotável de estudar. O fato de ter abandonado os estudos não lhe causava tristeza, mas sim a sensação de faltar alguma coisa. O desejo de retomar os estudos ficou guardado, adormecido em seu coração.

Os anos se passaram e Betinha acompanhou com felicidade e sensação de dever cumprido o término dos estudos de seus filhos. Neuzin e Mayra se formaram em Direito e Lorena em Engenharia Ambiental.

Tão logo “as crianças” concluíram os estudos, aquele sonho, outrora adormecido, acordou dentro de Betinha. Somado a isso, ela não queria ser a única da casa a não ter um diploma universitário.

Em 2007 Betinha decidiu, com apoio integral de sua família, retomar os estudos e logo passou no vestibular para o curso de Serviço Social. Foi a primeira vitória de muitas que vieram!

Betinha nunca faltava às aulas e não desejava ser só mais uma estudante esquentando o banco da faculdade. Ela estudava mesmo! As dificuldades decorrentes de quase 30 anos longe dos livros foram superadas pela grande vontade de aprender e de vencer.

Mesmo com todas as exigências do curso, Betinha não deixou em momento algum as atividades e organização da casa. Tudo se manteve na mais perfeita ordem.

Foram 4 anos de estudo diuturnamente, assiduidade, notas altas em todas as provas, estágio no CEDECA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e por fim a conclusão do curso no final de 2010.

Betinha foi tão competente em tudo que antes mesmo de colar grau, ainda como estagiária, já fazia as vias de uma verdadeira assistente social. A proposta de efetivação no emprego junto ao CEDECA foi uma conseqüência da sua única e exclusiva competência. Em poucos dias ela voltará a ter um emprego decorrente de sua formação superior.

Ontem, 13 de abril de 2011, foi o grande dia da vitória da minha mãe, Betinha. Enfim ela conseguiu realizar o seu sonho. Alegria maior foi ela sendo a juramentista de sua própria Colação de Grau no Auditório da Universidade do Tocantins.

 
Parabéns Mãezinha! És uma mulher vitoriosa que enfrentou todas as batalhas e provações, mas provou que nunca é tarde pra ser feliz e correr atrás de seus sonhos!

Essa vitória é sua!