quinta-feira, 3 de março de 2011

DICAS PARA O CARNAVAL


Quando chega o carnaval a pergunta que se faz é: cair na folia ou não?. Muita gente odeia a bagunça, aquele amontoado de gente se esfregando, e prefere ficar em casa, ir para um retiro da igreja, ir para uma fazenda, fazer um programa mais natureba ou qualquer outra coisa, desde que longe do barulho dos trios elétricos.

Para outro grupo de pessoas, o carnaval é a festa mais esperada do ano, quando se está ansioso para enfiar o pé na jaca e soltar todas as suas feras. A expectativa de ir atrás do trio elétrico junto com uma multidão animada é grande.

É para esse público que me dirigirei, haja vista que é o que mais convivo em decorrência do meu trabalho.

Penso que o Carnaval é um período em que as pessoas tendem a ficar mais soltas e descontraídas. É um costume mesmo. Mas é preciso ter cuidado, pois para todos os nossos atos há conseqüências inevitáveis. Tem muita gente que no final do Carnaval está não somente com ressaca decorrente do consumo excessivo de álcool, mas também a moral. Seguem então algumas dicas batidas, mas que nunca saem de moda:

- Antes de começar a beber, o ideal é que o estômago esteja forrado. Estômago vazio facilita a chegada do álcool à cabeça. A chance de dar PT (perda total) antes mesmo de começar a festa é grande.

- Saber o que vai comer é fundamental. Segurar a onda e evitar pratos muito gordurosos é uma boa dica. O melhor é trocá-los pelas massas, como a macarronada, lasanha, pizza, arroz, pães e assados à base de farinha de trigo. As massas em geral são boas fontes de energia para sustentar o gasto energético. Além disso, é bom, ingerir frutas, legumes e verduras, pois além de fornecerem nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração.

- Entre uma latinha de cerveja ou dose de bebida (vodka, whisky ou outra) tome uma garrafinha d’água para dar uma hidratada. Pode ter certeza que o famoso “grau” demora muito mais a chegar dessa forma.

- Evite misturar bebida fermentada e destilada. Essa mistura é bombástica e derruba qualquer um rapidamente.

- Qualquer tipo de droga causa estrago a curto, médio e longo prazo. O lança-perfume é muito comum nessa época. Cuidado com ele! Na balada, pode ter certeza que essa onda não é legal. Portanto, é melhor não esquecer a famosa frase: “Drogas, to fora!”.

- Direção e bebida são como óleo e água, ou seja, não se misturam. Ande de táxi ou combine com algum amigo que não beba para te levar. A chance de acidentes é muito grande com álcool em excesso. E se você acha que beber só um pouquinho não pode provocar dano, não esqueça dos prejuízos no seu bolso. As blitz estarão por todos os lados, e as maquininhas de bafômetro serão os delatores daquele copo a mais de cerveja.

- Evite confusões. Sempre têm aqueles valentões desprovidos de inteligência, porém dotados de muitos músculos e geralmente lutadores de alguma arte marcial, que querem estragar a sua festa com a bagunça deles. Não titubeie em querer dar um toque nos seguranças do seu bloco ou nos policiais. Lugar de luta é no tatame.

- Carnaval é tempo de muito beijo na boca sim. O problema de beijar muitas bocas, na maioria desconhecidas, é que se está sujeito a contrair doenças, e a mais comum delas é a Herpes Bucal. Se ligue nessa dica, pois ela é muito importante.

- Por fim, a dica mais difundida é que, seja você homem ou mulher, e independentemente da sua orientação sexual, não basta ter a camisinha. É preciso usá-la. Todo mundo está cansado de saber que o uso do preservativo previne a gravidez e protege das doenças sexualmente transmissíveis. A campanha do governo federal é precisa: “Sem camisinha, não dá”.


É tempo de ser feliz e deixar as preocupações pra trás. Vamos curtir a festa, mas com moderação. Tudo em excesso faz mal. Deixa a vida te levar, e você, só no sapatinho, vai se divertir muito mais.