quinta-feira, 14 de abril de 2011

ORGULHO DESSA MULHER!!!

Como muitas mulheres da última geração, Beth abandonou seus estudos e o trabalho após o casamento (1979) com Arpuim para se dedicar integralmente à família recém formada.

O marido trabalhava como geólogo para promover o sustento da casa e “Betinha”, como é conhecida por todos à sua volta, focou na educação dos três filhos que tiveram. Além de todo o zelo na criação, fiscalizava de perto o aprendizado deles.

Seus filhos foram privilegiados com um acompanhamento especial e amoroso. Além de uma criação invejável, ela atuava para eles também como professora particular exclusiva.

Entretanto, Betinha camuflara dentro de si o sonho e a vontade inesgotável de estudar. O fato de ter abandonado os estudos não lhe causava tristeza, mas sim a sensação de faltar alguma coisa. O desejo de retomar os estudos ficou guardado, adormecido em seu coração.

Os anos se passaram e Betinha acompanhou com felicidade e sensação de dever cumprido o término dos estudos de seus filhos. Neuzin e Mayra se formaram em Direito e Lorena em Engenharia Ambiental.

Tão logo “as crianças” concluíram os estudos, aquele sonho, outrora adormecido, acordou dentro de Betinha. Somado a isso, ela não queria ser a única da casa a não ter um diploma universitário.

Em 2007 Betinha decidiu, com apoio integral de sua família, retomar os estudos e logo passou no vestibular para o curso de Serviço Social. Foi a primeira vitória de muitas que vieram!

Betinha nunca faltava às aulas e não desejava ser só mais uma estudante esquentando o banco da faculdade. Ela estudava mesmo! As dificuldades decorrentes de quase 30 anos longe dos livros foram superadas pela grande vontade de aprender e de vencer.

Mesmo com todas as exigências do curso, Betinha não deixou em momento algum as atividades e organização da casa. Tudo se manteve na mais perfeita ordem.

Foram 4 anos de estudo diuturnamente, assiduidade, notas altas em todas as provas, estágio no CEDECA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e por fim a conclusão do curso no final de 2010.

Betinha foi tão competente em tudo que antes mesmo de colar grau, ainda como estagiária, já fazia as vias de uma verdadeira assistente social. A proposta de efetivação no emprego junto ao CEDECA foi uma conseqüência da sua única e exclusiva competência. Em poucos dias ela voltará a ter um emprego decorrente de sua formação superior.

Ontem, 13 de abril de 2011, foi o grande dia da vitória da minha mãe, Betinha. Enfim ela conseguiu realizar o seu sonho. Alegria maior foi ela sendo a juramentista de sua própria Colação de Grau no Auditório da Universidade do Tocantins.

 
Parabéns Mãezinha! És uma mulher vitoriosa que enfrentou todas as batalhas e provações, mas provou que nunca é tarde pra ser feliz e correr atrás de seus sonhos!

Essa vitória é sua!

8 comentários:

  1. pra vc que nao é escritor vou te contar domina lindamente as palavras, estou orgulhosa de ter amigos que ainda dão valor na família, em especial a MAMÃE parabens ficou lindoooooo beijos
    há e parabéns a sua mãe que não desistiu..

    ResponderExcluir
  2. lindas palavras, realmente tens o dom de dominá-las tão perfeitamente, parabéns a sua mãe.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. A Betinha é minha amiga e tia do coração!!!! também estou orgulhosa. Neuzin, dê um beijo nela por mim.

    ResponderExcluir
  4. Neuzin, Que Emoção!!! chorei do começo ao fim da leitura. Palavras verdadeiras, tb estou muito ORGULHOSA da minha irmãnzinha do coração!!! Grande Beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi rapaz!!!!!! Sou testemunha da fibra de sua mãe não só frente aos estudos mas em outras esferas, como voluntária que é da Liga Feminina de prevenção e combate ao cãncer. Vc tem uma mãe especial , iluminada e dedicada , além da família , à obras sociais, que é a cara dela!!!! Hoje ela pode dar mais tempo ao seu próximo já que a família está criada, mas Deus soube tocar em seu coração e ela se preparou mais ainda para esta nova caminhada que será de muita luz!!!!!!!! Parabéns à vc pela mãe maravilhosa que Deus te deu e hoje poder estar compartilhando tamanha beleza e bondade com outras pessoas!!!!!
    Beijos à todos
    Maria José

    ResponderExcluir
  6. olá carissimo Neuzin fui orientadora de campo de nossa querida Betinha. Tenho o prazer de dizer que a betinha é uma pessoa muito especial e dedicada. Desde o início de seu estágio quando fomos apresentada uma a outra tive a certeza de que ela estava no local certo com a pessoa certa para orientá-la, sabemos o quão o academico chega no campo apreesivo. Pude observar de perto seu esforço e sua luta pela conquista desse diploma. Desejo que ela tenha muito sucesso na praxis profissional, e espero que em sua atuação ela continue defendendo os direitos humanos de pessoas, pois a sociedade necessita de pessoas como ela para ocupar os espaços de atuação do assistente social. Seja bem vinda a praxis profissional, agora vc é uma assistente social. Conte comigo sempre.

    LaidyLaura - assistente social.

    ResponderExcluir
  7. Olá Neusinho, você tem toda razão por estar tão orgulhoso de sua mãe. Ela é realmente uma mulher maravilhosa, e acima de tudo, obstinada.Eu também estou orgulhoso por ela, eu a amo muito.
    seu tio Otoniel

    ResponderExcluir
  8. Compartilho em todas as belas palavras ditas por vc Neuzin. Para Betinha, um grande abraço e felicidades em sua nova carreira.

    ResponderExcluir