sexta-feira, 25 de março de 2011

LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA

Nossa vida é marcada por acontecimentos. Uma sucessão de fatos e de momentos que vão sendo escritos, linha após linha, página por página, em um grande livro de registros que é a nossa vida. 

Há momentos bons, ruins e até mesmo aqueles indiferentes que nos esquecemos rapidamente e que parecem ser irrelevantes.

Queremos eternizar os bons momentos em nossas lembranças, no álbum de fotos, na internet, em vídeos, em tatuagens ou qualquer outra forma. Se dependesse de nós viveríamos em eterno êxtase, com fatos e situações alegres, felizes e memoráveis.

Em verdade, somente acontecimentos bons nos estragariam, pois deixaríamos de absorver o aprendizado necessário para lidarmos com as situações que nos acontecerão até o fim de nossos dias. 

A perda de um ente querido, a dor, o erro, a decepção, a traição, o fim da confiança, a impulsividade exagerada, arrependimentos e uma série de outras condições no ajudam a sofrer e consequentemente crescer.

Não pretendo aqui afirmar que devemos viver em martírio ou que de agora em diante vivamos em masoquismo sob o pretexto de evoluirmos. Apenas acho que o sofrimento nos caleja para situações que viveremos novamente no futuro.

Em vez de ficar chorando pelo leite derramado, a melhor saída é assimilar o ocorrido e seguir em frente sem ficar olhando pra trás. É inevitável nos lembrarmos de situações ruis, mas usá-las como pretexto pra ficar sofrendo é auto-flagelação. 

Sofrer com o passado ou com o presente aparentemente ruim é como alimentar uma sanguessuga dentro de nós e que vai nos matando aos poucos. Pessoas assim se tornam amargas, insociáveis, depressivas, negativistas, suscetíveis a doenças e com forte tendência a fracassar em tudo o que façam. 

É extremamente importante ter e mente o seguinte: é preciso enfrentar e vencer os nossos medos e sofrimentos. Fugir é a pior decisão que alguém pode tomar, pois não elimina o problema. É como jogar a sujeira debaixo do tapete, e por mais que o ambiente esteja visivelmente limpo, sabemos que ela ainda está lá, sob nossos pés. 

Aprendamos com o sofrimento e façamos nossos momentos felizes mais duradouros e consistentes. 

Uma das músicas brasileiras mais conhecidas de todos os tempos é “Volta por cima”, de Paulo Vanzolini. O celebre refrão vai ao encontro do que pretendo dizer. Quando se esbarrar em uma situação difícil, assimile, contextualize-se e “LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA”. 


 A felicidade e a tristeza são opções que temos. A escolha é feita exclusivamente por nós.