quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SOBRE A BALAGANDAYA...

Com seis anos de existência, a BALAGANDAYA é considerada um dos maiores nomes da música no Tocantins. A banda é sediada em Palmas, onde mantém suas atividades através da empresa BLG PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA.

Ao longo de sua existência, a banda optou por abandonar o estigma de “fundo de quintal” para assumir o status de empresa. O profissionalismo foi uma meta traçada quando da abertura da empresa em 2006.

A Balagandaya tem um escritório, onde, como em qualquer empresa, mantém sua rotina de serviço, gerencia os prestadores de serviço, recebe os contratantes, promove ensaios, armazena seus equipamentos e instrumentos, agenda shows e todas as demais atividades a ela inerentes.

Toda essa engrenagem é mantida exclusivamente pelos cachês decorrentes dos shows da banda. Graças a seu exclusivo esforço e suor, a Balagandaya nunca dependeu do Poder Público para se manter.

Como em qualquer negócio, a banda busca dia-a-dia o reconhecimento do nome da empresa, e por conseqüentemente a valorização do produto que é vendido. No caso, o produto que é vendido é a própria banda. 

A Balagandaya nunca recebeu qualquer apoio financeiro da Prefeitura de Palmas ou do Estado do Tocantins para a gravação dos seus 6 CD’s e 2 DVD’s ou em qualquer outro evento que promoveu. Nem por isso, deixou-se de bater no peito de dizer que se tem o orgulho de ser tocantinense.  

O resultado do profissionalismo, independência e objetividade é o reconhecimento. Quando se fala em reconhecimento, não é somente aquele proveniente do público que se diverte e comenta com satisfação após os shows. É também o reconhecimento da imprensa (Rádio, TV e Internet) que constantemente publica assuntos referentes à banda ou então a convida para inúmeras entrevistas gravadas ou ao vivo.

Não se deve esquecer o reconhecimento no meio musical. Hoje, tem-se o orgulho e a satisfação de dizer que os grandes nomes do cenário musical, especialmente da AxéMusic, sabem quem é de onde vem a Balagandaya. Mais do que isso, bandas como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Ása de Águia já tiverem ou têm em seu repertório músicas da banda tocantinense. “Meu coração voou”, por exemplo, é uma música da Balagandaya que estourou nacionalmente com Chiclete com Banana.

Por todas essas questões que envolvem o reconhecimento do trabalho, a Balagandaya valorizou sim o seu show. Os contratantes sabem o valor da banda, e mais do que isso, têm conhecimento do resultado da contratação: público satisfeito e casa cheia.

Quando o Poder Público contrata uma banda, ele age como um promotor de eventos, uma vez que estima previamente o resultado da contratação, questionando se o artista é popular e se atenderá às expectativas.

Escolhido o artista, cabe ao Gestor obedecer aos procedimentos impostos pela Lei n.º 8.666/93. A regra geral a ser obedecida pelo Poder Público para a aquisição de bens e serviços é a realização de licitação. Entretanto, a própria lei prevê a possibilidade de contratar “sem licitação”, através do procedimento de dispensa (art. 24) ou inexigibilidade (art. 25).

Quando se trata de contratação de artistas já reconhecidos, o procedimento é a inexigibilidade. A título de exemplo, todos os grandes nomes que passaram pela Feira Literária Internacional, tais como Seu Jorge, Marina Lima, Lenine, Chico César e vários outros, foram contratados “sem licitação”.

Assim sendo, por ser a Balagandaya hoje uma banda sabidamente conhecida, consagrada pela crítica especializada e pela opinião pública não somente no Tocantins, se justifica a sua contratação sem licitação, ou melhor, por inexigibilidade de licitação. 

Assim sendo, informa-se que a Balagandaya sempre é contratada por aquilo que construiu ao longo dos anos sem nunca ter participado de qualquer ação ilícita, seja em se tratando de contratações por particulares seja por aquelas realizadas pelo Poder Público.

Sem nem sempre poder agradar a gregos e troianos e ciente que “santo de casa não faz milagre”, a Balagandaya continuará em sua caminhada enquanto tiver forças em suas próprias pernas uma vez que nunca dependeu nem dependerá de ninguém. Pra quem gosta e curte o som da banda, o show vai continuar, afinal, já diz a música: “O show tem que continuar”.   





Um comentário:

  1. Parabens a todos do Balagandaya!!
    Dia 06/08 vou ta la em.. Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir