quarta-feira, 9 de julho de 2014

A SELEÇÃO BRASILEIRA ESTÁ FORA DA COPA DO MUNDO, E DAÍ?

A grande maioria dos brasileiros ainda está estupefata com a acachapante derrota sofrida pela seleção brasileira frente à duríssima e consistente seleção alemã, por 7 a 1, na fase semifinal da Copa do Mundo do Brasil.

Foi um desastre. Uma das maiores decepções já vistas na história do futebol. O pior resultado de uma seleção do Brasil em todas as copas do mundo. O time agiu como um anfitrião desleixado, que se deixou ser esbofeteado várias vezes na cara dentro de sua própria casa por um visitante indesejado.

Além de sermos obrigados a ler e ouvir inacabáveis matérias sobre o fatídico episódio temos que engolir ainda as piadas e gozações feitas não somente pelos estrangeiros, mas em sua grande parte pelos próprios brasileiros.

Milhões de torcedores estavam esperançosos com time do Brasil, mesmo cientes da inconsistência e fragilidade do nosso futebol, cenário recorrente há vários anos. Por mais otimistas que fôssemos, lá no íntimo, havia a incerteza, sobretudo diante das bem armadas seleções que vieram disputar o mundial. Esquemas táticos modernos e eficientes, especialmente o modelo apresentado pelas duas seleções europeias que chegaram às semifinais.

O baque da saída indesejada e repentina do Neymar e do capitão Tiago Silva ressonou entre os demais jogadores e equipe técnica, que estavam totalmente perdidos em um esquema tático aparentemente inexistente. “Foi uma pane geral”, como disse o futuro ex-técnico Scolari.

O fato é que o futebol era uma das poucas razões que tínhamos para dizer que éramos os melhores. Nossa seleção não é mais imbatível. Os campeonatos regionais estão cada vez mais desinteressantes. Os grandes astros jogam no exterior. O futebol europeu é mais atrativo e espetacular que o nosso.

Enfim, estamos sedentos por acontecimentos que nos encham de orgulho, em qualquer área que seja. Na política, não festejamos por boas ações realizadas por algum político, mas sim quando é dada sentença condenatória em desfavor de algum mensaleiro. No esporte, não temos mais um Ayrton Sena na fórmula 1, Anderson Silva não é mais o melhor, Cesar Cielo não é mais o primeiro, e por aí vai.

A Educação no país é muito aquém dos níveis recomendáveis. A Saúde não atende a todos. Vivemos em clima medo e de Insegurança constante. Não confiamos em nossos governantes. Pagamos impostos elevadíssimos e não temos o retorno disso. Enfim, é muita coisa que parece estar desencaixada.

Mesmo assim, somos apaixonados por esta terra, pois daqui não saímos. Apesar de todos os pesares, somos um povo cheio de esperança, que apesar de ainda magoado e machucado, acredita em um futuro melhor. Gente patriota que chora com o hino nacional cantado à capela, que se aborrece com uma goleada sofrida em plena Copa do Mundo e que não aceita de bom grado ser zombado por qualquer outro time, pois somos os únicos pentacampeões.

Somos um país com uma diversidade cultural imensurável, do melhor Carnaval, de belezas naturais únicas e que abriga o pulmão do mundo. Em breve respiraremos novos ares que nos permitirão retomar o gás, sacudir a poeira e seguir em frente. Como diz o ditado, somos brasileiros e não desistimos nunca.

Se mesmo assim alguém quiser desistir daqui, há muitas opções além das nossas fronteiras. E como um anfitrião mais atento diria, a porta da rua é a serventia da casa.




2 comentários:

  1. Neuzin que coisa Maravilhosa!!! Espetacular!!!
    Vi varias postagens, mas nada que dissesse tão bem o que nos vai na alma como você disse... Parabéns!! Filho de peixe.... rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir